Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Thamnophilida
Família: Conopophagidae
 Sclater & Salvin, 1873
Espécie: C. melanops

Nome Científico

Conopophaga melanops
(Vieillot, 1818)

Nome em Inglês

Black-cheeked Gnateater


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Cuspidor-de-máscara-preta

O cuspidor-de-máscara-preta é um Passeriforme da família Conopophagidae. Conhecido também como chupa-dente-de-máscara.

Seu nome significa: do (grego) könöps = mosquito; e -phagos, phagein = comer; e do (grego) melas = preto; e öps = rosto, face; melanops = com face preta. ⇒ Comedor de mosquito com face preta.

Características

É endêmico da Mata Atlântica e mede cerca de 11,5 cm de comprimento. O macho e a fêmea apresentam plumagens diferentes principalmente na cabeça (a fêmea tem uma estria branca sobre os olhos) e na coloração das partes inferiores (cinza no macho e laranja-ferrugíneo na fêmea). Existem duas subespécies. A subespécie Conopophaga melanops melanops ocorre no Sul e Sudeste brasileiro, enquanto que a Conopophaga melanops nigrifrons (Pinto, 1954) é exclusiva da Mata Atlântica nordestina.

Alimentação

Alimenta-se basicamente de insetos.

Reprodução

Constói o ninho com folhas secas em formato de tigela em arbustos ou pequenas árvores a poucos metros do solo, põe geralmente 2 a 3 ovos sendo chocados pelo casal.

Hábitos

Varia de incomum a localmente comum, habitando o estrato baixo de florestas úmidas das baixadas litorâneas da Serra do Mar e as capoeiras maduras adjacentes. Visita matas secundárias e bordas de capoeira, solitário ou aos pares, geralmente próximo ao chão.

Distribuição Geográfica

Encontrado exclusivamente no Brasil, na região da Mata Atlântica que se estende da Paraíba até Santa Catarina.

Referências

Galeria de Fotos